Talvez alguns agraciados que moram em regiões pouco habitadas e distantes de grandes centros urbanos no Brasil, saibam o que isso significa. Porém, de modo geral, muitos já não lembram mais, e outros nunca souberam nem o que é.

Sabe quando você vê uma viatura de polícia próxima e nessa hora pensa meio que de forma inconsciente, vou aproveitar e ver se chegou mensagem no meu smartphone. Esses poucos segundos onde você sabe que as chances de perder seu celular são mínimas é a tal da sensação de segurança.

Agora imagine sentir isso em muito mais lugares, a qualquer momento do dia, na rua, nos parques, a noite?! O mais estranho disso na verdade é achar que essa situação é estranha. Caramba, isso é civilidade, a sociedade como deveria ser, e nós a estranhamos porque nos acostumamos com o medo.

“Fomos obrigados a nos acostumar com outro tipo de sentimento: o de precaução.”

O meu conselho

Um dos, se não o maior motivo de ter deixado o Brasil, foi pra ir buscar essa sensação.  Fazem 3 anos que moro ao norte da Itália, e mesmo sabendo que não existe lugar seguro, que a natureza é violenta por si só, aqui sempre me senti seguro.

Viver com um sentimento de segurança é o mínimo que deveríamos exigir. Isso não tem preço, gostaria que todos os brasileiros pudessem ter essa experiência em um país desenvolvido, para poder ter um parâmetro de quão gritante é a diferença e não deixar mais que a violência continue sendo banalizada.

Mas, como todos bem sabemos, é complicado…

Se quiser saber mais dos motivos que me levaram a deixar o Brasil, acesse esse post aqui que eu conto um pouco mais da minha história.


Voltar

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.