Ah, a Itália! Berço da civilização ocidental, país abençoado por lindas paisagens, banhado pelo mar Mediterrâneo, um dos principais destinos turísticos do mundo; entre tantas outras coisas boas. Um país que, sem dúvida, merece ser apreciado em toda a sua extensão. E que esse desfrute seja intenso, divertido  e por que não barato?

Tudo isso é possível, sim. Possível e viável. E não tem muito segredo: explorar a Itália de trem é, com certeza, uma escolha muito atraente para quem pretende gastar pouco e explorar bastante cidades. 

Como muitos sabem, a maioria dos países da Europa tem a tradição dos trens como importante meio de transporte. Muitos, aliás, cruzam fronteiras.

Na Itália, os trens oferecem um bom custo-benefício e possibilitam vasto acesso aos principais pontos do país. Além do mais, talvez seja a melhor alternativa para quem quer se livrar das preocupações – às vezes pura dor de cabeça –  com trânsito, estacionamento, gasolina.

Por isso, sem mais delongas, aqui vão três dicas e incentivos – para você explorar a Itália de trem!

Conheça as companhias

empresa-trem

Sobre trilhos você tem mais facilidade para desfrutar de Roma, Milão, Florença e Nápoles de uma só vez!

Como muitas cidades – as maiores, inclusive – possuem mais que uma estação, o aconselhado, para o passeio turístico, é sempre descer na estação mais próxima da região central da cidade.

Também são variadas as companhias de trem pelo país. Talvez as duas mais importantes sejam:

  • Trenitalia: é a companhia estatal, com maior cobertura por todo o país. Conta com estrutura que comporta trem de trilhos velozes aos mais lentos. Em muitos lugares, a Trenitalia é a única alternativa. Provavelmente é a empresa da qual você mais vai ouvir falar e usufruir;
  • Italo: é uma companhia privada que dispõe apenas de trens de alta velocidade perfeita se você pretende chegar rápido nos destinos. Faz ligação com três cidades: Turim, Milão e Veneza. Dispõe de trens modernos, sem exceção, e conta com passagens econômicas e executivas.

Aqui você pode saber tudo sobre como comprar passagens nas duas companhias. 

Chegue com antecedência para embarcar

Com o bilhete em mãos, o mais indicado é você sempre se adiantar aos horários para não correr o risco de perder a viagem. Vinte minutos de adiantamento é um bom tempo. 

Afinal, há bastante circulação de gente em quase todas as estações, principalmente nos dias de semana.

E, além do mais, o fato de o turista não estar habituado à rotina e aos procedimentos das viagens de trem do país faz com que ele precise de mais tempo para conseguir se situar e não se perder em meio a tanta informação.

Desfrute a viagem

viajar-mochilao

Explorar a Itália de trem, além do custo-benefício (é possível comprar passagens a partir de 9,90 euros) , também pode ser muito atrativo para aqueles que gostam de conhecer a rotina das cidades. 

Como citado, os trens geralmente são muito usados pela população local, com a mesma finalidade que ocorre em qualquer outro lugar do mundo: ir de casa pra o trabalho e vice versa.

Portanto, se você é daqueles que aprecia as viagens para viver não apenas as experiências turísticas, mas a experiência do país em si, no seu cotidiano, viajar de trem pela Itália é perfeito, pois te oferecerá um riquíssimo panorama de como funciona as principais cidades italianas e de como é a rotina da sua população.

Gostou do artigo? Tem alguma experiência ou história interessante sobre viajar de trem pela Itália? Compartilhe conosco!


Voltar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.