Portugal tem um grande histórico com a gastronomia, em especial com doces. Viajar para o país é, quase que obrigatoriamente, passar a conhecer um mundo de doces tradicionais e gastronomia esplêndida já reconhecida. No país você encontrará uma grande diversidade de doçarias, padarias e confeitarias e, em cada um, uma extrema variedade dos tradicionais doces portugueses.

De fato, os portugueses são verdadeiros fãs da arte de fazer doces. Historicamente, diz-se que alguns doces tradicionais, conhecidos como doces conventuais, foram criados em conventos por freiras (por isso os nomes religiosos), tendo como principais ingredientes gema e muito açúcar. Portanto, para você que se programa para ir visitar Portugal, selecionei alguns dos doces mais conhecidos que você deve experimentar e irei lista-los abaixo (cuidado com a dieta!):

Pastel de Nata

Fonte: Pingo Doce

De longe a iguaria mais famosa dentre os doces portugueses! O pastel de nata é conhecido no Brasil como pastel de Belém. Possui um delicioso recheio cremoso de leite, ovos e baunilha e é revestido por uma massa folhada e quanto mais quentinha melhor. Um ótimo acompanhamento é justamente o café.

Uma curiosidade sobre esse doce conventual é que, em Portugal, eles só são conhecidos como pasteis de Belém em uma única confeitaria (Antiga Confeitaria de Belém), em outros estabelecimentos é chamado de Pastel de Nata. Isso porque essa confeitaria recebeu a receita “original” de um pasteleiro do Mosteiro dos Jerónimos.

Pasteis de Santa Clara

Fonte: Ana Maria Braga

Um outro doce conventual bastante conhecido, é o pastel de Santa Clara. Por sua vez foi criado em um convento de mesmo nome e consiste em uma massa fina recheada com ovo mole e amêndoas.

Bola de Berlim 

food sugar breakfast white
Fonte: Prexels

Sem dúvidas, esse você conhece! Bom, pelo menos a “versão” brasileira, conhecida como sonho e bastante popular em padarias. A Bola de Berlim possui um recheio de creme a base de ovos (de novo) e uma “bolo” macio ao redor.

Na verdade, a bola de Berlim foi inspirada no doce alemão Berliner, esse doce chegou ao país pelas mãos de judeus que fugiam da Segunda Guerra mundial. A diferença é que o Berliner utiliza frutas vermelhas, enquanto que o doce português usa um creme pasteleiro de ovos para o recheio.

Travesseiro de Sintra 

Fonte: Live Portugal

Um clássico da cidade de Sintra, é basicamente feito de uma massa folhada com açúcar por cima e recheada com creme de ovos (mais uma vez) e amêndoas. Esse definitivamente não pode ser deixado de lado!

Ovos moles de aveiro 

Fonte: A Moda do Flávio

O doce (também conventual) típico da cidade de Aveiro tem aparência bastante atrativa e possui uma massa interna composta por gema (novamente), açúcar e água e uma película branca bastante fina que se parece com hóstias.

Curiosamente, esses doces só podem ser produzidos na cidade de Aveiro e isso está protegido por Lei!

A vontade de comer está grande?

(Eu sei que está). Para os amantes dos doces e curiosos na cozinha, abaixo estão os links de receitas dos doces listados. mas tente por sua conta e risco. Boa sorte!

Pastel de nata: Receita Pastel de Nata

Pastel de Santa Clara: Receita do Pastel de Santa Clara

Bola de Berlim: Receita da Bola de Berlim (sonho)

Travesseiro de Sintra: Receita do Travesseiro de Sintra

Ovos Moles de Aveiro: Receita dos Ovos Moles de Aveiro

Então…

Portugal realmente AMA a gastronomia com ovos e você não pode deixar de experimentar. Aqui citei apenas algumas de infinitas possibilidades deliciosas de origem portuguesa. Depois de tudo isso, será que você aguenta ficar com um docinho só?


Voltar

Anúncios

Um comentário em “Os maravilhosos doces de Portugal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.