Muitos cidadãos brasileiros que tem a intenção de fazer a vida no exterior contam com a possibilidade de obter a cidadania europeia. Cidadania portuguesa, espanhola e italiana são as mais comuns. Porém também há um grande número de pessoas que têm permissão para obter a cidadania alemã.

Obter cidadania alemã, particularmente, conta com algumas regras e exigências específicas. Recentemente, algumas regras excepcionais foram adicionas aos critérios e, portanto, algumas coisas mudaram. 

Mas, afinal, o que você precisa saber para obter a cidadania alemã? Vamos lá! 

Quem pode obter a cidadania alemã

morar-na-alemanha
Frankfurt

Se você é brasileiro e quer se tornar um cidadão alemão, saiba que o requisito primeiro, como costuma ser na obtenção de cidadania de qualquer país, está relacionado à ascendência.

  • Filhos de alemães: é necessário que o pai ou a mãe da criança tenham o passaporte alemão; e que a criança seja reconhecida como filha legítima antes dos 23 anos de idade;
  • Ascendentes de mães alemãs: basta a criança ser registrada pela mãe de nacionalidade alemã. A criança pode obter a cidadania mesmo que o pai não tenha reconhecido a criança;
  • Para quem vive na Alemanha por mais de 8 anos: todo cidadão que trabalha e mora na Alemanha por um período maior que 8 anos já pode ser considerado cidadão do país. Os requisitos são: dominar o idioma alemão, ser aprovado no teste de cidadania com questões sobre o país, ser empregado no país e não ter sido condenado em nenhum crime.

Qual o procedimento e quais são os documentos necessários

Depois de descobrir que sua ascendência permite você obter naturalização alemã, o próximo passo é reunir todos documentos solicitados , ir ao Consulado da Alemanha no Brasil, fazer o agendamento no órgão e aguardar ser chamado.

Os documentos necessários para conseguir a cidadania alemã são:

  • Certidão de nascimento do seu parente nascido na Alemanha;
  • Se o seu antepassado nasceu após 1914 é imprescindível também apresentar os documentos do pai dele, como certidão de nascimento e certidão de casamento;
  • Também é exigida a apresentação da certidão de nascimento, de casamento, de identidade, o passaporte e o comprovante de residências de quem está solicitando a cidadania e dos seus parentes das próximas gerações.

Quanto custa para obter a cidadania alemã

Tudo vai depender do número de documentos e certidões de cada processo. Ou seja, os valores variam se você tem ascendência de pai e mãe, apenas de mãe ou se já vive e trabalha no país por mais de 8 anos.

O processo de nacionalização para aqueles que cumprem com o tempo de moradia de 8 anos, por exemplo, é de € 255,00 para adultos e € 51,00 para crianças menores de idade.

Qual o tempo de espera

Consulado Alemão no RJ

Para obter a cidadania alemã, a estimativa de espera é de 2 a 3 anos. É demorado, sim. Mas é um tempo relativo, já que tem países, na Europa mesmo, que o procedimento é ainda mais demorado.

A justificativa da demora é o processo apurado, feito pelo Consulado, para verificar se todos os documentos são originais e cumprem com as exigências.

Novas regras para obter a cidadania alemã

Como dito no começo do texto, novas regras foram implementadas para conseguir a obtenção da nacionalidade alemã.

A principal é que muitos alemães que moravam fora de seu país de origem acabaram perdendo a nacionalidade. Isso porque, entre 1891 e 1913, não era possível viver mais de 10 anos fora da Alemanha sem fazer a inscrição em um Consulado alemão. Portanto, muitos alemães que imigraram naquele período acabaram perdendo sua nacionalidade.

No mais, este artigo especifica algumas outras excepcionalidades em que a nova legislação pode ser aplicada dependendo de cada caso.

Benefícios de se obter a cidadania alemã

dupla-cidadania-alemanha

O principal é que, depois de obter cidadania alemã, você está apto a morar em qualquer país da Europa sem precisar de visto (além de alguns outros países do mundo). 

Todo cidadão alemão tem direito a educação, saúde, moradia e diversos outros benefícios governamentais desse país que, diga-se de passagem, é um dos mais desenvolvidos do mundo e também oferece uma das melhores qualidade de vida do planeta.

Ah, se sua intenção é obter visto de estudante, neste artigo você pode esclarecer melhor as suas dúvidas.


Voltar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.