País de altíssimo desenvolvimento econômico, seguro, estável, multicultural e, além do mais, com uma política de incentivo e aberta ao recebimento de imigrantes, o Canadá é o destino de muitos brasileiros que pretendem apenas estudar por um período, trabalhar por alguns anos, fazer a vida por lá e não voltar mais, ou ainda as três coisas, progressivamente.

morar-canada
Toronto

Mas, independente do tamanho da intenção, seja ela de curto ou longo prazo, como morar no Canadá? 

Bem, antes de mais nada, tudo vai depender das suas intenções.

Como morar no Canadá sendo estudante

intercambio-canada
Universidade Canadense

O Canadá oferece mais de 10 mil cursos de graduação, além de escolas de idioma. É um dos países mais renomados em qualidade de educação e postula o topo do ranking mundial em desempenho educacional.

As maneiras mais conhecidas e viáveis para estudar no Canadá são por meio de intercâmbios. Diversas agências, aqui no Brasil, oferecem pacotes variados.

Um outro ótimo diferencial é que, além das formações de excelência, o país também está entre os mais baratos para se fazer intercâmbio de estudo. Comparado à Austrália, por exemplo, que é outro destino bastante procurado por brasileiros, a diferença de custo no pacote total pode chegar a mais de R$ 10 mil reais.

Ainda há a possibilidade de estudar e trabalhar – a opção mais requisitada atualmente –, o que facilita, futuramente, o processo de solicitação de residência permanência, para quem não pretende mais deixar o país.

Para quem ainda não é fluente no idioma local – que, dependendo da região do país, majoritariamente costuma ser o inglês ou o francês –, o mais aconselhado é buscar por um curso de idiomas. Existem pacotes que oferecem cursos rápidos de um mês a mais extensos que duram um ano.

No mais, para quem busca a especialização profissional, diversas universidades canadenses oferecem bolsas de estudo.

Como conseguir um emprego no Canadá

man and woman shaking hands

A opção citada no tópico acima, de estudo e trabalho, é bastante interessante para quem busca experiência de trabalho e manutenção dos custos básicos que o país exige.

Porém, para quem tem a intenção de ir apenas para o trabalho, os procedimentos são outros. Há bastante demanda de emprego no país. Mas é preciso cumprir com requisitos básicos que o Governo do Canadá impõe aos estrangeiros.

A primeira exigência do governo é o visto de trabalho canadense. Para tal, o procedimento mais comum é o empregador ser contratado por alguma empresa canadense. Aqui, há um processo burocrático maior para dar andamento. Basicamente, são 4 passos:

  • Conseguir o visto de trabalho: o documento é concedido por meio do programa Labour Market Impact Assessment. O Job Bank é o banco de oportunidades de emprego do qual o interessado deve buscar uma vaga. Contudo, antes de mais nada, a principal obrigação é ter que provar para o LMIA que nenhum cidadão canadense está apto a assumir a função de trabalho do qual você busca; e que, portanto, é necessária a contratação de um estrangeiro qualificado;
  • Valiar o visto de trabalho: depois de ter o pedido aprovado pelo Governo do Canadá, é necessário procurar o serviço de imigração canadense para, enfim, dar entrada no visto de trabalho;
  • Entrevista: Na entrevista, você terá que provar, mais uma vez, que preenche todos os requisitos de qualificação e experiência da vaga disponível;
  • Recebimento do passaporte: enfim, depois de cumprir com todas as exigências, o que resta, agora, é esperar pela chegada do passaporte. O documento, junto com o visto de trabalho, deve chegar na sua residência no prazo de, no máximo, 16 meses.

Um pouco cansativo, né? Sim, são muitas as exigências. Mas, passado todo o processo burocrático e com a licença legal para trabalhar no Canadá, tudo vai ficando mais fácil. Pode apostar: vale a pena! 

Conclusão

trabalhar-canada
Toronto

Bom, agora que tratamos sobre como morar no Canadá como estudante ou empregado, o que resta agora é saber qual a sua intenção.

Se você está em dúvida dentre as possibilidades, continue pesquisando e se informando. Tente se comunicar com alguém que já viveu ou vive essa experiência. Procure se informar sobre as principais cidades canadenses – Quebec, Vancouver, Toronto, Calgary, Montreal e Niágara – e o que cada uma pode oferecer para você.

Caso você já viva no Canadá, seja como estudante, trabalhador ou as duas coisas, compartilhe sua experiência conosco! E, aos que pensam em iniciar essa jornada, uma boa sorte!


Voltar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.