Além do altíssimo desenvolvimento econômico e tecnológico, a Alemanha também é conhecida por sua tradição acadêmica. Ao todo, são 427 universidades reconhecidas espalhadas por todo o país e mais de 18 mil cursos disponíveis nas mais diversas áreas. Destino de milhares de estudantes de todo o mundo, o país europeu é um dos mais destacados em qualidade de ensino. Portanto, se você está pensando em fazer um curso superior na Alemanha, mas tem não ideia por onde começar, este artigo pode te ajudar.

Por onde começar?

Independente da área ou curso de especialização, seja uma pós, um mestrado o doutorado, sabia que a Alemanha vai exigir, antes de mais nada, 4 regularizações de documentos.

  • Carta de Aceite da universidade em questão;
  • Dados e endereço de referência na Alemanha (contato na escola superior);
  • Certificado/Histórico escolar traduzido e juramentado;
  • Comprovante de financiamento (transferência do valor de € 8.040,00 em uma conta bloqueada na Alemanha ou Termo de Compromisso de um anfitrião na Alemanha ou carta de concessão de bolsa de estudo).

Gravou? É muito importante seguir com todas essas obrigações. A Alemanha é bastante rigorosa no cumprimento das normas e não hã qualquer possibilidade de o aluno(a) conseguir se matricular em qualquer curso superior que seja sem que todos os documentos exigidos estejam em ordem.

O tópico 2, por exemplo, requisita um contato prévio com alguma escola superior do país. Portanto, se você já decidiu o curso, mas ainda não faz ideia qual universidade alemã pode oferecê-lo, que tal se adiantar numa pesquisa sobre as escolas e onde elas estão localizadas?

[imagem de Universidade Alemã, com preferência que também tenha estudantes]

As universidades alemãs

Como citado no primeiro parágrafo, a Alemanha abriga um número extraordinário de universidades. As 427 escolas de ensino superior estão espalhadas por aproximadamente 180 cidades. E aqui vai uma boa notícia para os que temem a língua alemã: 800 universidades, aproximadamente, lecionam em inglês. 

As instituições de ensino superior alemã são dividas, basicamente, em três categorias:

  • Universidades: são aquelas que contam com programas de estudo mais teóricos e e direcionados à área acadêmica. Aqui estão os cursos de especialização técnica, escolas médicas e faculdades de educação. Ideal para quem pretende cursar um doutorado;
  • Universidades de ciências aplicadas: apesar do ensino em base teórica, aqui as instituições são de ensino mais prático, e tem a intenção de preparar o aluno para o mundo real da profissão;
  • Faculdade de Arte, Cinema e Música: O nome praticamente dispensa mais apresentações. Aqui estão as instituições onde você encontrará os cursos de Artes Cênicas, Dança, Design da Moda, Design Gráfico, Música etc.

Qualidade de vida

Reforçando e incrementando o que foi dito no primeiro parágrafo, a Alemanha é um país moderno, seguro, estável e de excelente qualidade de vida. Viver no país por um, dois ou três anos (ou, quem sabe, conseguir cidadania europeia e não voltar mais), independente da cidade, com certeza é uma experiência enriquecedora e inesquecível.

estudar-alemanha
Foto por Kai Pilger

Além de contar com grandes metrópoles como a capital Berlim, Munique ou Zurique, também é válido lembrar que o país é muito bem localizado geograficamente: faz divisa com França, Polônia, Dinamarca, Suíça, Holanda, República Tcheca e Bélgica.

E aí, convencido(a) de que fazer um curso superior na Alemanha é um ótimo negócio?


Voltar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.