Apesar de fazer parte da gastronomia mediterrânea, a culinária espanhola tem características próprias. Brasileiros que são descendentes de espanhóis conhecem, pelo menos, um ou outro prato típico da região que a avó – talvez nascida na Espanha, ou então filha ou neta de espanhóis – sabe fazer muito bem.

Batatas, especiarias variadas, muitos legumes e azeite são os principais ingredientes da culinária espanhola. A paella (um prato de arroz, frutos do mar, galinha e chouriço) é, provavelmente, a refeição mais conhecida da Espanha.

Dada a riqueza da culinária desse país do mediterrâneo, que varia de região para região, é claro que muitos pratos ficaram de fora – inclusive, talvez, os mais conhecidos fora da Espanha.

Por isso mesmo, que tal nos aprofundarmos um pouco mais e conhecermos outros pratos típicos desse país tão encantador que não são tão conhecidos aqui no Brasil?

Gazpacho

Sopa fria feita a base de tomates, pepino e pimentões, o gazpacho é bastante popular no sul da Espanha, especialmente em Andaluzia, Múrcia e Comunidade Valenciana. Há variações no preparo e, dependendo da região, você pode encontrar receitas mais ou menos apimentadas.

Para quem está no sul da Espanha, o indicado mesmo é aproveitar e experimentar mais de um tipo.

Se sua intenção é se arriscar na cozinha e preparar o prato, aqui vai a receita.

prato-espanhol

Polvo galego

Raro de se encontrar no Brasil, bastante típico principalmente em Gazile, na Espanha, o polvo galego é um delicioso prato que, como o nome sugere, é feito com um polvo cozido inteiro, acompanhado de sal, azeite e pimentão.

Depois de cozido, o polvo é cortado em rodelas de cerca de 1 centímetro de espessura; e depois é servido polvilhado com pimentão e sal grosso regado com azeite.

Uma taça de vinho e pedaços de pão são ótimos acompanhantes desse prato delicioso.

receita-polvo

Pisto

Este é mais um prato bastante popular na Espanha e muito simples de se fazer. Trata-se de legumes fritos – geralmente pimentões, verdes ou vermelhos, tomates e abobrinha – acompanhado de um ovo frito.

A receita também pode variar dependendo da região; mas a base normalmente costuma ser essa.

Por ser um prato simples de se fazer, com um resultado sempre atrativo, também vale a pena compartilhar a receita.

receita-pisto

Fabada austriana

Enfim, nosso último prato da culinária espanhola é uma espécie de feijoada.

É um prato muito semelhante à nossa feijoada pois os ingredientes são partes do porco, como o chouriço e o bacon, e a faba, que é uma espécie de feijão branco.

Talvez ele deva servir muito bem para os brasileiros que vivem na Espanha e, às vezes, sentem saudades da culinária brasileira.

feijoada-espanhola

Gostou das indicações? Já experimentou algum desses pratos ou tem vontade de experimentar? Tem algum outro prato típico da culinária espanhola para indicar? Compartilhe conosco sua experiência!


Voltar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.