Há variadas maneiras para se viajar pela Europa prezando pelo custo-benefício. Trens e viagens econômicas de avião são as mais comuns.

E há aqueles que preferem adotar uma maneira mais radical, saudável e ainda mais em conta: viajar de bicicleta pela Europa, que é uma outra alternativa que tem ganhado novos adeptos a cada dia.

O projeto EuroVelo, criado pela Federação Europeia de Ciclistas, pretende construir, até 2020, uma rede de ciclovias de 70 mil quilômetros, com interligação a 43 países europeus. Sim: 70 mil quilômetros de ciclovia, atravessando 43 países. O sonho de todo ciclista! 

ciclovias-europa

Ao todo, serão 15 rotas de cicloturismo, sendo que a maioria já está pronta e cobre a Europa Central, o Reino Unido e a Escandinávia.

O site da EuroVelo disponibiliza um mapa que mostra o percurso de cada rota e as principais cidades que cada uma atravessa. Vendo o mapa completo, dá para ter uma noção de como o projeto pretende conectar praticamente todo o continente europeu com as ciclovias. Lá você também pode conferir quais são as rotas que já estão funcionando.

Para se ter uma ideia de quão vasta são as ciclovias, A rota 1, conhecida como rota da Costa do Atlântico, por exemplo – e que nem é a maior de todas – começa em Portugal e termina na Noruega, passando pela Espanha, França, Inglaterra e Irlanda.

Com a idealização do projeto, que começou a ser desenvolvido na década de 90 e, como já citado, tem previsão de entrega total daqui 2 anos, nunca foi tão fácil e seguro viajar de bicicleta pela Europa.

ciclovias-viajar
Foto por Pixabay

As ciclovias da EuroVelo são um sucesso e, anualmente, recebem milhares de ciclistas.

Portanto, se você já pensou ou está prestes a cair na estrada pedalando pelo velho continente, você não pode deixar de conhecer as rotas dessa megacicolvia.

Confira o mapa, trace seu percurso, prepare sua bike e faça boa viagem!


Voltar

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.