“Festa, diversão, comida e muita cerveja” um breve resumo de uma das festas mais características da Alemanha.

A festa surgiu na cidade de Munique, na Alemanha, em 1810 como forma de comemoração ao casamento do Príncipe Herdeiro Luís com a Princesa Tereza. TODOS os cidadãos de Munique foram convidados para participar do evento, e na ocasião estava previsto uma corrida de cavalo. 

O evento ocorreu no mês de Outubro na praça chamada Theresiewiese, que significa praça de Thereza. A partir daí, por conta de toda repercussão positiva, a celebração passou a acontecer todos os anos na mesma data e local  (exceto em anos com impedimentos históricos, como guerras).

woman standing in a crowd holding up beer glass
Foto por Brett Sayles

O evento aumentou em 1840 quando houve a chegada do trem que ligava as cidades de Berlim e Munique, servindo de transporte para um novo público. A partir desse ponto começaram a montar barracas e desfrutar de outras atrações, tomando um formato mais parecido ao atual. Aliás, um dos símbolos mais conhecidos da Oktoberfest hoje, é a cerveja, porém a bebida só passou a fazer parte da festa em 1918. Com essa liberação, novos entretenimentos surgiram, como as competições cervejeiras. O pessoal gosta tanto que é estimado um consumo de 7 MILHÕES de litros por Oktoberfest só na cidade de Munique.

A Oktoberfest

A popularidade da festa é tão grande que se espalhou por diversos outros países como Estados Unidos, Austrália, Singapura e Brasil (não podíamos ficar de fora, ne!?). No nosso país a maior festividade acontece na cidade de Blumenau, embora algumas outras cidades também realizem o evento. Nessa cidade a primeira vez que a festa foi organizada foi em 1984, pelo poder público e algumas pessoas de posse da cidade, durou 10 dias e tinha como um dos objetivos o culto a tradição da Alemanha, bastante presente na região por conta da colonização.

Nem é preciso falar que a festa foi um sucesso ne? Só no primeiro ano cerca de cem mil pessoas visitaram-na. Como brasileiro ama um motivo para festejar, passou a ser considerada um das maiores atrações turísticas do país, e atualmente recebe mais de quinhentas mil pessoas por Oktoberfest. Além disso, por mais que a tradição alemã continue, a cerveja e atrações artísticas chamam bastante a atenção de quem visita a cidade.

man drinking from a beer pint
Foto por Brett Sayles

35ª Edição

Esse ano ocorreu a 35ª edição, entre os dias 03 e 21 de Outubro, e contou com a seleção da realeza do Oktoberfest. A realeza se trata na escolha de três mulheres que além de receber prêmios e uma viagem para o Oktoberfest de Munique, são nomeadas como Rainha e Princesas. O evento contou também com a participação de 50 bandas, desfiles, clubes de caça, gastronomia (bem recomendada), tradição e cultura do país.

Ficou tentado a conhecer? Bom, esse ano não da mais, porém você pode começar a se programar para visitar Blumenau no ano que vem, ou quem sabe até Munique! As datas previstas são 09 a 27 de outubro em Blumenau e 21 de setembro a 6 de outubro em Munique. Portanto, prepate seus bolsos, seu fígado (haha) e planeje-se para vivenciar um amontoado de informações culturais sobre o país criador do famoso Oktoberfest.


Voltar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.